sábado, 19 de fevereiro de 2011

TEMER E PROSPERAR...


Você teme algo ou alguém? Qual será a essência de se temer?
Se buscarmos no dicionário veremos que temor  é "Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror ou ainda sentimento de respeito ou reverência" que é exatamente onde desejo chegar. Quando falo de temer, falo do temor a Deus, que é baseado no respeito e reverência.
Talvez você já tenha escutado muitas pessoas se queixarem de ter medo e certamente o medo exagerado não será bom à ninguém. Porém o medo na medida certa é o que nos proporciona  cautela, nos favorece a sermos atentos no caminhar para não tropeçarmos em alguns obstáculos. Falando de temor no Senhor não é diferente, temer ao Senhor é respeita-lo, honrá-lo e acima de tudo confiar nele.
Há, ainda aquelas pessoas que acreditam que Deus só é Deus se for rude e castigador, embora Deus seja o Deus de justiça é Deus Pai, e como Pai corrige a quem ama. Mas neste caso não falo de punição ou correção, nem mesmo estou questionando as atitudes de Deus com relação a nós e sim as nossas atitudes perante Deus.
Assim, a atitude aqui é temer e temer a Deus. Por isso quando falamos em temer vemos a possibilidade de prosperar. Exemplo disso temos Jó, "homem íntegro e justo; temia a Deus"(Jó 1:1), vendo a história desde grande homem percebo e compreendo a sua prosperidade (Jó 1:3). Tudo o que tinha, desde família a bens era porque temia ao Pai e o honrava em todas as coisas.
Contudo, não quero falar de prosperidade me detendo na prosperidade financeira não, quero tratar de ter uma vida prospera, em tudo. E acredite, a prosperidade começa dentro do seu lá, do mesmo modo que foi com Jó (Jó 1:2). Não foram as riquezas de Jó que o tornaram prospero, assim como não será conosco. Por que sua prosperidade começava no seu lar? Além de possuir muitos bens, Jó também tinha muitos filhos, estes desfrutavam da fartura em meio aos seus banquetes (Jó 1:4). Não se prendam a fartura, pois o que quero relatar  é a atitude de devoção de Jó a Deus, pois preocupado em agradar a Deus e por amar tanto a seus filhos ele os chamava após os banquetes  para se purificarem e oferecia holocaustos a Deus para que se eles tivessem pecado contra Deus em algum momento, com aquela ação de rendição pudessem ser perdoados (Jó 1:5), Jó revelava este amor continuamente por seus filhos, tendo a mesma atitude a cada banquete.
Jó, foi próspero porque temia a Deus e mesmo em meios as lutas e derrotas, ele honrou a Deus e deixou satanás envergonhado, porque Jó glorificou a Deus.
Em todo o livro de Jó há relatos de sua história, riquezas, lutas, tristezas, temor no Senhor, vitória e em tudo ele foi prospero. Ser prospero não é ser  feliz ou rico em um momento da vida, mas é ser sempre feliz, contente em toda situação, temente a Deus. Todas essas coisas procedem do Pai.
Assim como Jó, sejamos nós prósperos, tementes a Deus, confiantes no Senhor, vivendo sempre com esperança e cientes do Deus maravilhoso e supremo que servimos.

"O temor no Senhor é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." 
Provérbio 1:7


"Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem." 
Salmos 34:9



"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém.
 Tudo me é permititdo, mas eu não deixarei que nada me domine."
 1 Coríntios 6:12


" O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte."
 Provérbios 14:27




Nenhum comentário:

Postar um comentário