sábado, 9 de abril de 2011

DANIEL. EXEMPLO DE JOVEM.



Essa semana comecei ler ao livro de Daniel. Já havia lindo, em outra oportunidade. Mas essa semana teve algo mais.
Daniel foi um homem muito sábio e marcou o seu tempo, fez muita diferença, se destacou. 
No primeiro capítulo, já é possível se deparar com sua sabedoria.
Não perca a chance, leia você também à este capitulo e deixe Deus te inspirar também.

((Daniel 1: 1-21))

Em um tempo em que o povo de Israel se encontrava, mais uma vez "a quem" de Cristo. Deus permitiu que o povo, nesta situação, Judá, fossem levados cativos para a Babilônia de Nabucodonosor.
Então, é  aqui que conhecemos Daniel (Beltessazar) e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego).
Muitos povos quando aprisionados quando levados para os reinos pelos quais foram capturados, eram tratados como escravos. Mas neste caso aqui temos uma utilidade a mais, os babilônios se aproveitaram para usufruir da sabedoria dos jovens de Judá (Daniel 1:3-4). Daniel e seus amigos eram esses jovens.
Todavia, até então não há nenhuma novidade, ou algo sobrenatural. Se atente que irás entender.
Escravo (é uma pessoa dominada fisicamente ou psicologicamente por algo ou alguém.), ou seja, se estou em posse de outro povo é esperado que eu passe a viver conforme os usos e costumes  de tal. Assim, é válido que não seja diferente com Judá. Mas foi. Daniel, Hananias, Misael e Azarias não se misturam, não seguiram os costumes babilônicos (Daniel 1:8-9). Por que será?
A resposta está na devoção e amor deles por Deus, que foi expresso em suas atitudes, não tenha dúvidas.
A atitude de Daniel perante os manjares do rei, foi muito diferente da atitude que nós acabamos tendo diante de tantos manjares, neste mundo. Pode até ser que em primeira análise você e eu não nos damos conta de que isso é real. Mas, nos indaguemos agora. Quem é o rei deste mundo? Quando ele te oferece algo qual é a sua atitude? Será que neste mundo não temos que conviver todos os dias com o dilema da escolha, entre o certo e o errado, entre comer do manjar ou não? Bom... as perguntas são muitas, e sempre existem as respostas.
Porém, mais uma vez, eu vou bater na tecla, Jovens. Por que? Existe algo muito interessante na escolha do rei, preste atenção no versículo 3 e 4 "Depois o rei ordenou a Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, que trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza: jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos  do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei."
Para o rei não bastava a sabedoria e inteligência, exigia a força, que é sim, pertinente aos jovens. O jovem tem tudo que precisa para ser bom e para ser necessário em todo espaço da vida humana. Sempre foi assim, e continua sendo.
Contudo, é importante ter a perspicaz de Daniel. Para ele e seus amigos não seria bom abrir mão dos costumes de seu povo para viver como o rei desejava. Daniel recusou o alimento da mesa do rei, tão bom aos olhos, para desfrutar do que era mais saudável, segundo o que entendemos hoje. A recusa de Daniel teve o seu benefício (Daniel 1: 11-17), ao contrário do que se esperava, a alimentação de Daniel e seus amigos trouxe mais saúde a eles, oposto ao outros jovens que comeram do manjar do rei.
Conclusão:
Como jovens, somos tentados o tempo todo. E há muitas coisas promovidas para nos aprisionar sem que percebamos. As vezes aceitamos manjares, e vemos no final que não foi a melhor escolha. Ou abdicamos de coisas muito maiores, invisíveis, por manjares, tão belos e saborosos aos nossos olhos. 
Mas a verdade que nada é melhor que a vontade de Deus e seu caminho. Não adianta aceitar os manjares desta terra, pois todos passam, são prazeres momentâneos, felicidade é fugaz. 

Embora eu tenha escrito tantas coisas, não sou eu que te convenço de nada, e sim Deus. E muitas das experiências, será necessário que você mesmo passe por elas para que perceba a veracidade de escolher honrar a Deus. 

Um comentário:

  1. sabe, é muito difícil resistir aos manjares deste mundo, mas assim como daniel a nossa força está no Senhor pois é Dele que nos alimentamos. que possamos viver na contra-maré deste mundo, sendo honrados pelo Senhor através do nosso testemunho.

    ResponderExcluir