segunda-feira, 27 de junho de 2011

QUAIS TÊM SIDO SEUS VALORES?




Neste tempo, tudo é considerado normal. Mentir, falar palavrões, fofocar, pequenos furtos, rebeldia, etc. É claro, que nos parâmetros do mundo. Porque para aqueles que seguem a Cristo, pode até ser uma oportunidade de ter as mesmas atitudes seculares. Porém, Paulo já nos alertou que “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém” I Coríntios 6-12.
Não foi atoa que Paulo foi inspirado a escrever este alerta. Não muito diferente do tempo presente, no tempo de Paulo o mundo já era mundo, e cheio de banquetes oferecidos por satanás.
Existe um “relativismo” moral, em evidência no meio da humanidade e os cristãos não estão fora dele. Ter atitudes diferentes no mesmo tipo de situação esta se tornando um hábito para muitos. É o chamado “dois pesos, duas medidas”. Na maioria das vezes, o individuo irá tomar a decisão com base nos seus próprios interesses, pensando no seu bem estar, em como se beneficiar desta, ou daquela situação. O que é pecado para um, pode não ser para outro.
As normas e padrões sociais são um exemplo de que existem diferentes maneiras de manter a ordem na sociedade. Cada uma varia de acordo com a cultura em que esta inserida. Os padrões de conduta de Deus, não estão condicionados as diferentes culturas. A vida que Deus quer que levemos esta impressa em sua palavra. E seus parâmetros não se alteram com modernidade, são eternos, “mas a palavra do Senhor permanece para sempre...” 1 Pe 1. 25. Se quisermos agradar a Deus devemos conhecer suas palavras, estas transmitidas através da inspiração de homens pelo próprio Deus, as escrituras sagradas.
Vivendo em sociedade, é necessário seguir a conduta que é imposta pelo Estado. Mas é primordial que nos guiemos pela vontade do Pai. Ele ensina o certo e errado em suas escrituras. Quando optamos em caminha conforme a Sua vontade, o fazemos com a certeza de que é o certo, e o melhor para nós.
Os valores determinados pelo Senhor, para o homem, não podem ser mudados. Em Isaías 5.20 “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal. Que fazem das trevas luz, e da luz, trevas, e fazem do amargo, doce e do doce, amargo.” O relativismo moral não provém do Pai. A famosa expressão “Não tem nada a ver”, que ouvimos tanto ser pronunciada, principalmente entre os jovens, não faz parte do vocabulário de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário